O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 10/05/1962
Emancipação Política: 10/05
Gentílico: RIACHO-SANTANENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesorregião: OESTE POTIGUAR
Microrregião: SERRA DE SÃO MIGUEL
Distância para a capital: 417 KM

Dados de características geográficas

Área: 128,10
População estimada: 4204
Densidade: 32,44
Altitude:
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Em 1948, o povoado passou à condição de distrito, criado pela lei estadual nº 146, em 23 de dezembro de 1948, anexado ao município de Pau dos Ferros, vindo a se tornar um novo município do estado do Rio Grande do Norte, com o nome "Riacho de Santana", em 10 de maio de 1962. Em 30 de março de 1963, ocorreu a instalação oficial do município. Cinco dias mais tarde, foi criado e anexado ao Riacho de Santana o distrito de Água Nova, que fora desmembrado quase nove meses mais tarde.
A história do atual município de Riacho de Santana começou com a chegada e povoamento às margens do riacho de Santana. Os primeiros povoadores que chegaram à região desenvolveram a economia agrícola no local, devido à boa qualidade da terra. A partir daí, foram sendo instaladas várias fazendas, formando-se um povoado.

Em 1948, o povoado passou à condição de distrito, criado pela lei estadual nº 146, em 23 de dezembro de 1948, anexado ao município de Pau dos Ferros, vindo a se tornar um novo município do estado do Rio Grande do Norte, com o nome "Riacho de Santana", em 10 de maio de 1962. Em 30 de março de 1963, ocorreu a instalação oficial do município. Cinco dias mais tarde, foi criado e anexado ao Riacho de Santana o distrito de Água Nova, que fora desmembrado quase nove meses mais tarde.

Desde a emancipação, fatos importantes da história de Riacho de Santana foram a chegada da energia elétrica vinda da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso (Bahia) em 1971, até então gerada a partir de motor a diesel; a instalação do primeiro posto telefônico em 1976, pela então TELERN; e a promulgação da Lei Orgânica do Município, em 1990.

A Secretaria Municipal de Cultura é o órgão da Prefeitura responsável pela área cultural do Município de Riacho de Santana/RN, que organiza atividades e projetos culturais, entre os quais destacam-se a Festa de Emancipação Política, realizada no dia 10 de maio, data de aniversário do município, com uma rica programação, com ênfase nas tradicionais competições que estimulam a prática de exercícios físicos, como: corrida de rua (feminino e masculino), corrida de carro de mão, corrida de jegue, cabo de guerra, corrida de pesos pesados, corrida de bicicleta, e pau-de-sebo.

Outro evento importante, é o Arraiá de Rua, que ocorre entre 14 e 24 de junho com apresentações de quadrilhas, danças, festivais, leilões, além de barracas de gastronomia e shows de bandas musicais. É realizado em conjunto com a Festa de São João Batista, um atrativo cultural-religioso executado em homenagem ao padroeiro municipal, encerrando-se, sempre, com a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade.

Além da festa de São João Batista, a Semana da Cultura Evangélica, instituída no município pela Lei nº 199/2010, também está inserida no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Riacho de Santana/RN. Cada igreja prepara sua programação interna para receber seus fiéis e visitantes. No encerramento, as igrejas se unem para realizar o Culto de Louvor, com adorações e show gospel. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Riacho de Santana/RN, que entende a sua importância.

Há, também, eventos no setor esportivo, como o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, e a Copa 10 de maio de Futsal Masculino. Ambos buscam incentivar a prática de esporte entre adolescentes, jovens e adultos do município, além de entreter a comunidade. São partidas emocionantes, com os times proporcionando grandes jogadas para suas torcidas. Além disso, contam com uma volumosa participação da população local e regional.

Para abrilhantar os eventos municipais, a cidade conta a participação da Banda Filarmônica 24 de Junho, um projeto pertencente a Associação do Bem-Estar Socioeconômico e Cultural Santanense. Além de oportunizar crianças, jovens e adolescentes ao processo de inclusão social, difundem a arte musical em atos religiosos, civil e populares. Atualmente, a banda é composta por 25 músicos, jovens santanenses e amigos, e é regida pelo maestro Ismael Ricart. Ademais, é considerada um patrimônio que enriquece a cultura local.

Durante a Semana Santa, uma grande manifestação tradicional popular, os jovens se reúnem e organizam a brincadeira da Malhação de Judas. Na apresentação de dança dos caboclos, a estrutura musical é formada por sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro. A pisada forte na dança e a empolgação do grupo chamam a atenção de quem assiste às apresentações. Impossível não se encantar com a dança dos caboclos santanenses.

Outro grupo cultural extremamente relevante é a Quadrilha Junina Explosão, fundada em 2017 com o intuito de acrescentar ainda mais as festividades juninas da cidade de Riacho de Santana/RN, tendo em vista que o São João faz parte da tradição e da cultura do município. Desde então, este grupo vem promovendo a integração de jovens e adultos por meio da sociabilização e da interação através da dança. Além disso, visa expandir a cultura junina não só do Município, mas também em cidades pertencentes à Região do Alto Oeste Potiguar, participando de eventos e concursos de quadrilhas, sempre que possível.

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

HINO MUNICIPAL DE RIACHO DE SANTANA


BRASÃO DE RIACHO DE SANTANA


BANDEIRA DE RIACHO DE SANTANA


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#riachodesantana Há 325 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#riachodesantana Há 1 ano(s)

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

#Educação Há 2 ano(s)

Reconhecimento Garantido a todos os Professores

18% de Reajuste para todos os professores

#riachodesantana Há 2 ano(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

#Comunicado Há 2 ano(s)

PONTO FACULTATIVO na Administração Direta Municipal no dia 06 de setembro de 2021, véspera do Feriado da Independência d

A Prefeitura Municipal de Riacho de Santana/RN decreta PONTO FACULTATIVO na Administração Direta MunicipalA Prefeitura Municipal de Riacho de Santana/RN

#Festa Há 2 ano(s)

LIVE de abertura da Semana do Bebê 2021 - ''Um olhar a primeira infância''.

A LIVE acontecerá neste sábado dia 21 de Agosto, ás 10:30h da manhã e será transmitida pelo Youtube da Prefeitura.

#Agenda Há 2 ano(s)

Concurso Municipal Bebê Estrela Santanense. 2021

A Prefeitura Municipal de Riacho de Santana/RN por meio das Secretarias Municipais de Sa [...]

#Audiência Há 2 ano(s)

AUDIÊNCIA PÚBLICA ONLINE (LDO) 2022

O Município de Riacho de Santana-RN, convida os Munícipes a participar e contribuir no processo de construção do Orçamento para o exercício de 2022.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito