NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Comunicado Há 55 dia(s)

PONTO FACULTATIVO na Administração Direta Municipal no dia 06 de setembro de 2021, véspera do Feriado da Independência d

A Prefeitura Municipal de Riacho de Santana/RN decreta PONTO FACULTATIVO na Administração Direta MunicipalA Prefeitura Municipal de Riacho de Santana/RN

#Festa Há 68 dia(s)

LIVE de abertura da Semana do Bebê 2021 - ''Um olhar a primeira infância''.

A LIVE acontecerá neste sábado dia 21 de Agosto, ás 10:30h da manhã e será transmitida pelo Youtube da Prefeitura.

#Agenda Há 75 dia(s)

Concurso Municipal Bebê Estrela Santanense. 2021

A Prefeitura Municipal de Riacho de Santana/RN por meio das Secretarias Muni [...]

#Audiência Há 114 dia(s)

AUDIÊNCIA PÚBLICA ONLINE (LDO) 2022

O Município de Riacho de Santana-RN, convida os Munícipes a participar e contribuir no processo de construção do Orçamento para o exercício de 2022.

#Educação Há 145 dia(s)

Ação Ecolôgica em comemoração a Semana do Meio Ambiente

Plantio de mudas de Oiti (planta nativa)

#Comunicado Há 148 dia(s)

COMUNICADO COVID

Em virtude do aumento do número de casos da Covid-19 no nosso município, a Secretaria Municipal de Saúde vem a público conclamar a toda população santanense.

#Comunicado Há 186 dia(s)

Concurso de Poesia: Poetize Santanense.

As inscrições ficarão abertas até o dia 04 de maio de 2021,

#Comunicado Há 186 dia(s)

Concurso de Rainha do Município 2021.

As inscrições se iniciarão nesta segunda feira (26) e ficarão abertas até o dia 1° de maio de 2021.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito